+ Notícia


SOCESP atende fiéis na visita do Papa a Aparecida

A SOCESP esteve presente com 45 voluntários, entre médicos, enfermeiros e profissionais de saúde, auxiliando o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, as equipes de saúde do Estado e do Município de Aparecida, durante a visita do Papa Francisco à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em 24 de julho de 2013.

A equipe prestou os primeiros socorros à população. Segundo Agnaldo Pispico, diretor do Centro de Treinamento de Emergências da SOCESP, estiveram presente mais de 250 mil pessoas nos arredores e 15 mil dentro da Basílica. “Reforçamos as equipes de pronto atendimento para facilitar a corrente da sobrevivência”, afirma.

As equipes da SOCESP foram posicionadas em pontos estratégicos com Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) e profissionais treinados em suporte básico à vida. Dados de levantamentos mundiais mostram que, nessa concentração de pessoas são realizados, em média, dois mil atendimentos, entre desmaios, outras ocorrências e duas ou três paradas cardiorrespiratórias. No caso da visita do Papa Francisco, especificamente, era uma população de maior risco. “Muitos eram idosos e pessoas com problemas de saúde que buscavam uma benção, além do tempo de espera em pé, expostos ao calor”, conta o cardiologista.

Não é a primeira vez que a SOCESP participa de um evento grandioso como esse. Em 2007, durante a visita do Papa Bento 16, a equipe de profissionais da entidade também deu apoio ao Exército. “Como já tínhamos expertise, aceitamos prontamente o convite do Secretário de Segurança do Estado de São Paulo”.