Blog do Coração


Infarto está entre principais causas de mortes no País


No Brasil, ocorrem cerca de 720 paradas cardíacas por dia e 300 mil casos ao longo do ano, conforme dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). No mundo, são 17,5 milhões por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Captura de Tela 2016#D219C2

Além desses números expressivos, segundo registros divulgados em 2013, pelo Ministério da Saúde, entre as 20 principais causas de morte no País, o infarto aparece em segundo lugar. O AVC, diabetes, violência e hipertensão também aparecem na listagem. A prevenção é a melhor forma de diminuir os casos de infarto, alerta José Luiz Aziz, cardiologista e diretor da SOCESP.

“Para reverter esse contexto, temos que reduzir os fatores de risco como hipertensão arterial, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo e diabetes”.

O médico adverte que pessoas que possuem parentes de primeiro grau têm mais chances de ter doenças cardiovasculares, mas ressalta que a maioria das mortes poderiam ser evitadas com um diagnóstico precoce.

A mortalidade do infarto varia de 8 a 30%, conforme a assistência prestada ao paciente, explica o cardiologista. “O conhecimento correto pode salvar vidas, e a SOCESP tem realizado diversas ações preventivas, dentre elas, o mutirão de treinamento em ressuscitação cardiopulmonar, com objetivo de capacitar a população para salvar vidas” - afirma o médico.

Para manter um coração saudável, é recomendado uma alimentação equilibrada com menos sal, redução de consumo de bebidas alcoólicas, além de eliminar o tabagismo.