Blog do Coração


Ter hábitos alimentares saudáveis não é uma tarefa fácil, sobretudo quando vivemos numa sociedade onde os alimentos ofertados nem sempre apresentam uma composição nutricional adequada.

Consumir alimentos naturais ou menos processados fazem parte do desafio diário de uma alimentação saudável. Apesar das opções saudáveis serem inúmeras, muitas vezes a rotina diária dificulta a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Essa dificuldade é particularmente presenta o dia a dia de estudantes, que saem de suas casas nas primeiras horas do dia e muitas vezes só retornam aos seus lares para dormir. Os estudantes, independente de sua faixa etária devem ser orientados a levar sempre um lanche saudável, que possa ser consumido entre o almoço e jantar nas horas que estiver estudando.

Frutas, sanduiches com queijos magros e pães integrais, barras de cereais, e frutos secos devem estar sempre a mão, pois são mais saudáveis, promovem saciedade e custam menos que alimentos mais processados como refrigerantes, sucos industrializados, bolachas e salgadinhos.

O estudante não deve sair de casa sem tomar um bom café da manhã. Esse deve contar leite, frutas, queijos ou ovos e uma fonte de carboidratos integrais (pães), que contribuem para uma liberação gradativa de glicose na circulação, aumentando a saciedade.

O estudante deve evitar consumir alimentos de procedência insegurança ou mantidos sob condições inadequadas de conservação e geralmente vendidos nas ruas. Por isso deve evitar comprar ou levar de casa alimentos perecíveis e que exijam refrigeração para sua conservação.

A escolha de alimentos naturais também contribui para reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras, sal, açúcar e conservantes, favorecendo a ingesta de nutrientes e compostos bioativos que ajudam a manter o crescimento e o desenvolvimento saudáveis de crianças e adolescentes estudantes.

Nas datas festivas ou durante o período de provas, os estudantes não devem ficar em jejum ou consumir alimentos light. Geralmente essas ocasiões envolvem longas horas de atividades e provas e, portanto, o aluno deverá se alimentar bem antes de iniciar essas atividades, evitando episódios de hipoglicemias.

Uma refeição saudável para o estudante durante comemorações, competições e provas deve conter uma fonte de proteínas com baixa quantidade de gorduras (carnes bovinas magras, peixe e frango sem pele), carboidratos ricos em fibras (arroz e massas integrais), leguminosas (feijão, lentilha e ervilha) legumes e verduras variadas, acompanhadas de sucos naturais e uma fruta.

 

Profa Dra. Nágila R T Damasceno