Blog do Coração


Dia da semana marcado por encontros com amigos, familiares e, é claro, rodeado por comidas gostosas. Você sabia que os “almoços de domingo” são o fator que mais impulsiona os começos de dietas nas segundas-feiras?

Toda as refeições têm a sua importância, pois fornecem nutrientes para o organismo. Mas, para que a alimentação como um todo seja balanceada, é necessário que cada refeição seja feita com equilíbrio.

O almoço é a segunda refeição principal do dia (a mais importante é o café da manhã). A variedade de alimentos fornece grande diversidade de nutrientes, sendo eles: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Os carboidratos estão presentes nas massas, arroz e batata. As principais fontes de proteínas são as carnes e as leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico). As gorduras estão presentes nas carnes e no óleo utilizado para temperar os alimentos. As vitaminas e minerais estão em quantidades maiores nas verduras e legumes e nas frutas – portanto, esses alimentos não podem faltar.

Uma maneira simples de preparar uma dieta equilibrada é apostar na variedade. Quanto mais colorido estiver seu prato, maior será sua diversidade de nutrientes; e, quanto mais simples forem as preparações, mais adequada será a refeição.

Confira algumas dicas simples para deixar seu almoço com menos gordura e menos sódio:

1)   Tempere as saladas com limão, aceto balsâmico, vinagre, azeite e ervas naturais como alecrim, orégano, pimenta, reduzindo o uso de sal de mesa (rico em sódio) e molhos prontos, que são fontes de gorduras e sódio. Cuidado com os molhos à base de creme de leite e queijos, porque eles são ricos em gorduras. Para obter um molho cremoso, prefira utilizar na receita o iogurte natural desnatado.

2)   As carnes magras são sempre a melhor opção. Retire toda a gordura visível das carnes e as pele das aves, antes mesmo do preparo. Opte por assar, grelhar, cozer ou refogar. Assim, você não aumenta o teor de gordura nem o valor calórico da receita.

3)   Para o tempero da comida, em geral, utilize as ervas naturais: pimenta, noz-moscada, curry, coentro, alecrim e outras. Elas darão o toque todo especial e você não precisará utilizar os temperos prontos, que são ricos em sódio (cubos concentrados, pós etc.).

4)   Para a sobremesa, porções de frutas frescas e da época são excelentes. Além de terem muito menos calorias do que os doces e sorvetes, elas fornecem nutrientes variados (e mais disponíveis) para o nosso corpo.

Cibele Regina Laureano Gonsalves, nutricionista, é Diretora Científica do Departamento de Nutrição SOCESP.