Blog do Coração


No total, foram visitadas 81.767 residências em todo o País. O critério para definir se há ou não sobrepeso foi o índice de massa corporal (IMC)

Entre os brasileiros com mais de 18 anos de idade, 56,9% têm IMC de 25 ou mais. Destes, quase metade – ou 20,8% do total pesquisado – é considerada obesa, por ter o IMC igual ou maior que 30.

A Pesquisa Nacional de Saúde está em sua primeira edição e terá papel importantíssimo no delineamento de estratégias e planos de políticas públicas de saúde. Foram visitadas 81.767 casas em todos os estados brasileiros no segundo semestre de 2013, mas em apenas 62.986 dos lares seus habitantes aceitaram responder ao questionário do IBGE. Todos que toparam participar do estudo tiveram peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial medidos, e 25% tiveram também amostras de sangue e urina coletadas para exames.

A PNS constatou ainda que 2,5% da população com mais de 18 anos tem déficit de peso, ou seja, IMC menor do que 18,5.

A cintura dos brasileiros também está mais “avantajada” do que recomenda o bom senso: 37,7% têm cintura aumentada, o que também eleva riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. A pesquisa revelou que esse problema afeta 52,1% das mulheres e 21,8% dos homens.

A pressão alta, que pode estar relacionada ao sobrepeso, foi detectada em 22,3% dos entrevistados. Já 5,9% das pessoas apresentavam pressão baixa.