Blog do Coração


A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou Pressão Alta (PA), sozinha, é a principal causa de doenças do coração, dos rins, de derrame cerebral, de comprometimento das artérias e dos olhos, além de matar mais que doenças como câncer e até mesmo a AIDS. Portanto, controlar a pressão arterial é viver mais e melhor.

A PA é considerada dentro do limite normal quando a pressão máxima está igual ou abaixo de 120 mmHg e a mínima igual ou menor que 80mmHg, a avaliação médica é importante para as alterações acima de 120 X 80 e o diagnóstico de hipertensão, assim como, o tratamento e acompanhamento necessários.

Para prevenir a hipertensão é importante medir sempre que possível a pressão, o enfermeiro poderá realizar estas medidas de forma segura e adequada em campanhas de prevenção, postos de saúde e instituições hospitalares.

A prevenção da hipertensão também se baseia em hábitos saudáveis de alimentação, com preferência para verduras, frutas, peixes, evitando alimentos gordurosos, frituras, carnes vermelhas, embutidos, além de diminuir o consumo de sal, evitar temperos prontos, contendo grande teor de sal e passar a observar os valores de sal contidos nas embalagens dos alimentos.

Controlar o peso é importante para manter a PA, pois com o aumento de peso a pressão tende a aumentar, fazer exercícios físicos diários, no mínimo por 30 minutos, parar de fumar, controlar os demais fatores de risco para o coração, como colesterol, diabetes e estresse, pode prevenir a hipertensão.

Quando diagnosticada a hipertensão e o tratamento medicamentoso estiver prescrito pelo médico, é importante que os medicamentos sejam tomados diariamente, nos horários determinados. Para isto, deve se colocar lembretes, manter os medicamentos em locais secos e arejados, observar a validade dos medicamentos, se houver dúvidas, o profissional enfermeiro pode ajudar esclarecê-las e garantir a continuidade do tratamento, pois só assim a pressão estará controlada e a hipertensão e seus riscos prevenidos.

Fonte: Cartilha Em Busca do Coração Saudável da SOCESP