Blog do Coração


Exercícios simples são bons para a saúde

O desenvolvimento tem levado a modificações nos hábitos de vida. Uma das principais mudanças foi a expressiva redução nos movimentos corporais espontâneos, com consequências negativas no sistema cardiovascular. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que aproximadamente 80% dos brasileiros são sedentários e o sedentarismo é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Exercício físico regular auxilia no controle dos fatores de risco, como diabetes e hipertensão, e deve ser realizado por trinta minutos ou mais, pelo menos, três vezes por semana. Melhores resultados podem ser obtidos com prescrição individualizada, com exercícios de intensidade moderada e com maior duração.

Antes de iniciar um programa de exercícios é importante passar por uma avaliação médica, incluindo o teste de esforço ou ergoespitrométrico.

Além disso, mudanças nos hábitos diários também devem ser adotadas. O simples fato de acumular trinta minutos de atividades físicas diárias, como caminhar, passear com o cachorro, fazer jardinagem, ou lavar o carro, já é suficiente para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Por: Ivani Credidio Trombetta, membro do Departamento de Educação Física da SOCESP